Este breve estudo visa entender o papel do homem e da mulher no casamento com base no que Paulo escreveu:
Efésios: 5. 22. Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; 23. porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. 24. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos.
É notório que esse texto bíblico tem sido interpretado diferente do contexto em que Paulo quis dizer, atentemos a verdadeira interpretação sobre o homem se o cabeça e a mulher ser submissa.
• SUBMISSÃO DA MULHER > Entenda e de apoio ao seu marido, pois assim demonstrará seu apoio a Cristo.
• O CABEÇA DA MULHER > Marido exerce liderança em relação à esposa, mas da mesma forma com a qual Cristo faz à igreja: com carinho, não por dominação.
Paulo jamais tinha em mente falar que o homem deve ser autoritário e a mulher inferior a ele, a sociedade está invertida quanto a este assunto, porém os princípios que regem um casamento que agrada a Deus não é estabelecido pela sociedade corrompida e sim pelas Sagradas Escrituras.
• ATITUDES DO CABEÇA > Marido de o máximo de amor à esposa: faça como Cristo fez pela igreja — um amor marcado por entrega total. O amor de Cristo torna a igreja íntegra. Suas palavras evocam a beleza dela. Tudo que ele faz e diz tem o propósito de extrair o melhor dela. Ele quer vê-la vestida de branco, brilhando santidade. E assim que o marido deve amar a esposa. Até porque estará fazendo um bem a si mesmo, uma vez que ambos são “um” pelo casamento. Efésios 5:25-28 - Biblia A Mensagem
• ATITUDES DE SUBMISSÃO > Assim como a igreja se submete à liderança de Cristo, a esposa deve submeter-se ao marido. Efésios 5:24 - Biblia A Mensagem
A liderança do homem no casamento deve seguir o exemplo de Cristo pela igreja, Cristo amou a Igreja.
A mulher deve se sujeitar pelo amor que o marido está demonstrando por ela, assim como a igreja se submete ao amor de Cristo.
Que nosso bom Deus vos abençoe em tudo.
LUCIANO RAMOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário